quinta-feira, 22 de maio de 2008

Quem fez isso no pé da goiabeira?

Incêndio na fazenda do doutor Adauto Aroeira. O casarão totalmente destruído. Dizem que foi explosão num depósito de pólvora que ele mantinha. Segundo ele, para as festas populares que gostava de realizar. Segundo seus inimigos, para armar seus capangas. Numa coisa, todos concordam: o incêndio foi proposital. Adauto Aroeira tinha muitos inimigos.
A polícia investigou minuciosamente cada palmo da fazenda, cada pé de cana e cada rastro de vaca. E descobriram, ao pé de uma goiabeira, excrementos humanos. Exames periciais mostraram que a "obra" era bem anterior à data da explosão, mas nem por isso cessaram os comentários. Quem foi o vilão (ou justiceiro) que além de detonar o casarão ainda fez aquilo no pé da goiabeira? Seriam os sem-terra? Seria o atual prefeito, eleito sem o apoio do poderoso Adauto Aroeira? Seria o ex-prefeito, aliado incondicional dele, para culpar o atual?
O tempo passou e só "aquilo" no pé da goiabeira ainda alimenta os comentários e até alguma matéria no semanário ou na emissora de rádio locais.
Da explosão, quase ninguém mais comenta. Da existência ou não de um depósito de pólvora, e de qual seria sua utilidade, pouco se fala. Todos esqueceram-se também das denúncias e escândalos surgidas pouco antes do evento contra o poderoso Aroeira, que tem um genro deputado governista. Só o objeto esturricado e já inodoro encontrado ao pé da goiabeira é assunto do jornal, da rádio e dos bate-papos nos botecos da cidade.
Essa história parece meio besta, mas ninguém estranha um fato semelhante que vem ocorrendo no planalto central. Uma inexperiente ministra foi acusada de usar indevidamente seu cartão corporativo. Descobriu-se que outros ministros faziam o mesmo, e logo apareceu a idéia de uma CPI. Investiga-se só a gastança do atual presidente ou também do seu antecessor. Ei, apareceu um tal dossiê sobre o governo anterior. Dossiê ou relatório? Esquecida a gastança, a questão agora é saber quem vazou possíveis informações de um possível dossiê sobre possível gastança do ex-presidente. Quem fez aquilo no pé da goiabeira?

Nenhum comentário: