sábado, 24 de maio de 2008

Obsolescência ao alcance de todos

"Não sou negro, mulher, homossexual ou ex-presidiário - queixa-se meu amigo Euciel - A quem poderei apelar?" Ele tem razão. É branco, homem, heterossexual, nunca foi preso e é poeta. Além disso, está desempregado.
Euciel trabalhou em uma grande empresa multinacional, ganhava um salário até razoávelmas não tinha tempo de se dedicar à poesia e a outras coisas de que gostava. O trabalho que exercia tornou-se obsoleto graças (ou desgraças) ao avanço tecnológico e ele foi demitido. Agora tem tempo de sobra, mas enfrenta o duro problema da sobrevivência.
Na realidade, todos nós, independente de sexo, raça, opção sexual ou condição social já nos tornamos obsoletos. A humanidade se divide entre ricos ou pobres. Todos submissos ao fantasma da produtividade. Os pobres se dividem em empregados ou desempregados. Os desempregados são considerados inúteis e enfrentam esse problema de sobrevivência. Os empregados ganham salários, alguns até razoáveis, têm como sobreviver mas não têm como viver e gozar os prazeres menos materiais. São peças utilitárias e trabalham dez, doze ou dezoito horas por dia para não perder o emprego ou status. Segundo alguns, para garantir qualidade de vida, que significa ter uma boa casa e um bom carro, embora quase não fiquem em casa e só usem o carro para dirigirem-se ao trabalho.
Alguns conseguem se aposentar, e pensam que isso é um prêmio pelos seus anos de vida utilitária. Aos poucos, notam que é um castigo, pois o que ganham não dá para sobreviver dignamente e muito menos para viver inteligentemente. A aposentadoria é devorada pela inflação, um fantasma em que a propaganda oficial não acredita, mas que existe.
Euciel não sonha em ficar rico publicando livros de poesia, até porque as editoras só se preocupam com o lucro fácil dos best-sellers e dos livros de auto-ajuda. Quer apenas o direito de pensar, sobreviver e viver em seus pensamentos. Talvez, a única solução para ele ser protegido ou, pelo menos, cadastrado e reconhecido, seja incluir-se no item "espécies em extinção".

Nenhum comentário: