quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A modernidade ao alcance dos trouxas

Astrovaldo conseguiu uma pechincha: uma bicicleta (que ele chama de bike) Caloi, novinha em folha, reluzente, 21 marchas, com todos os etceteras, por mil reais à vista. Não tinha dinheiro, mas conseguiu emprestado para pagar quando pudesse. Afinal, uma de suas riquezas são os amigos que não fazem discurso de esquerda mas estão sempre dispostos a ajudarem-se mutuamente.

Fez bom negócio? Eu garanto que não. Para comprovar minha opinião, dou um pequeno detalhe que só eu sei, pois o personagem é meu: Astrovaldo é paraplégico.

Entenderam a parábola? É a história da modernidade, que os subdesenvolvidos, os pobres, os ignorantes cultivam com tanto carinho, sem entender que o que é bom para uns, não é bom para outros. Qualquer roupa é ótima, desde que caia bem no corpo de quem a usa. O progresso nos leva à automatização, à substituição de trabalhadores por robôs e outras coisinhas mais.

Isso é ótimo, por exemplo, para o Japão, onde há escassez de mão de obra e eles são obrigados a importar trabalhadores de outros países. É péssimo para a China, onde abunda a mão-de-obra barata, que é a verdadeira razão do grande poder econômico do país, embora ele se entitule comunista. É o mesmo caso do Brasil, embora os nossos botocudos, embevecidos com o maquinário da modernidade, teimam em fingir que são do primeiro mundo. O resultado está aí, no crescente aumento do desemprego, na mendicândia, no trabalho informal e na bandidagem. Índio não só quer apito, como quer celular, DVD, MP4 e outras modernagens.

A partir de domingo, entra em funcionamento a TV digital, com imagem mais perfeita e até a promessa de interação, num futuro próximo. Vai ser um barato e nem custará tão caro para a minoria endinheirada. A maioria cada vez mais pobre (apesar da propaganda oficial) terá que optar entre ficar babando, filar o programa dos amigos mais abastados ou sacrificar um pouco o minguado feijão de cada dia para adentrar na modernidade.

Bem, pelo menos até 2016, as emissoras continuaram transmitindo no sinal analógico. Até lá, gente de pobre ainda tem televisão.

Nenhum comentário: